Fatores Causadores de Atraso na Erupção Dentária

Fatores Causadores de Atraso na Erupção Dentária

Fatores Causadores de Atraso na Erupção Dentária

0

Os fatores locais são os mais observados como causadores do atraso da erupção dentaria. Dentre eles, destacamos:

Perda precoce da dentição decídua

Essa situação pode acelerar ou retardar a erupção do sucessor permanente, dependendo do estágio de Nolla* que se encontre. Caso essa perda ocorra antes que o sucessor permanente se encontre no estágio 6 de Nolla, haverá um atraso de sua erupção, porque nesse caso o osso geralmente ocupa a área acima do dente, dificultando seu irrompimento. Por isso, o grande esforço que se faz é para a manutenção dos dentes decíduos até sua época normal de esfoliação.

Anquilose

É mais frequentemente observada nos primeiros molares inferiores, dando a impressão de que o dente se encontra submerso na mandíbula ou maxila. Por isso, muitas vezes, utiliza-se o termo “molar submerso” erroneamente, porque o dente anquilosado está em estado de retenção estática, enquanto que nas áreas adjacentes a erupção e o crescimento alveolar prosseguem.

Diversas opções de tratamento têm sido sugeridas para a aquilose, desde a exodontia do elemento até a sua preservação clínica/radiográfica. O tratamento a ser determinado depende de fatores como a idade do paciente, o grau de infraoclusão dentária, o comprometimento da oclusão, a presença e localização do sucessor permanente, o estágio de desenvolvimento do sucessor, a severidade dos danos causados pela anomalia e a condição sistêmica do paciente.

Atraso na erupção com nenhuma anomalia observada na radiografia

Neste caso, o desenvolvimento radicular, a posição do dente e a barreira física (radiograficamente observada ou não) devem ser avaliados. Na ausência de posição ectópica e obstrução física — e se a erupção está dentro dos limites normais —, a observação periódica é a ação recomendada. O desenvolvimento da raiz deve ser seguido por meio de exames radiográficos periódicos e, se o dente estiver atrasado, o tratamento ortodôntico é recomendado quando o dente atingir o estágio 8 de Nolla.

Dentes supranumerários, cisto e tumores

São exemplos de barreiras físicas observados na radiografia e responsáveis por atraso na erupção de alguns dentes. Nesses casos, se faz necessária a remoção desses obstáculos, para que o dente possa erupcionar.

Fibrose da mucosa gengival

O dente permanente pode perder a força eruptiva devido a essa barreira de tecido, na superfície oclusal ou incisal. Dessa forma, o germe do dente permanente não é capaz de penetrar no tecido gengival. Na clínica de odontopediatra, são comuns situações nas quais há a impacção de elementos dentários, fato que pode acarretar transtornos para a dentição em desenvolvimento. Particularmente, uma situação comum é o atraso no processo de erupção dentária, gerando inclinações e/ou giroversões dos dentes adjacentes ao espaço e extrusão do dente antagonista. Para evitar tais transtornos, deve-se indicar a ulotomia, procedimento cirúrgico que consiste na exérese do tecido gengival que reveste a face incisal ou oclusal da coroa dentária de um dente decíduo ou permanente não irrompido, de forma a lhe permitir um caminho livre para ocupar a sua posição normal no arco dentário.

A ação importante durante o processo de erupção dental é a observação da sequência e da simetria dos dentes que estão erupcionando. O tempo em que isso está ocorrendo não é o fator principal, pois ele pode sofrer variações de 6 a 8 meses da época normal de erupção. A alimentação dos bebês também influencia nesse processo: crianças que se alimentam de comidas líquidas e pastosas tendem a ter uma demora maior na erupção, por isso a importância de seguir as orientações do pediatra quanto à introdução dos alimentos na dieta do bebê.

Se a erupção dos dentes já ultrapassou o período de 6 a 8 meses do tempo normal, nesse momento a criança deve ser encaminhada ao odontopediatra, para uma investigação clínica e radiográfica, visto que são inúmeros os fatores causadores do atraso da erupção dentária. Desta forma, será possível proceder o tratamento para devolver uma condição saudável ao paciente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

× Atendimento Whatsapp